Barefoot, correr ou não correr, eis a questão?
Hoje utilizei pela primeira vez a minha nova aquisição, um par de sapatilhas barefoot da Saucony, as Hattori. Já há muito que ando a acompanhar este tema, e inclusivé a falar com algumas pessoas que utilizam este tipo de sapatilhas. Após o lançamento do livro "Nascidos para Correr" de Christopher McDougall apareceu um crescente movimento, primeiro nos EUA e que se espalhou rápido pelo mundo, envolvendo um novo paradigma referente à corrida e aos pés. Depois da experência de hoje posso dizer que são um excelente utensílio para melhorar a técnica de corrida. Algumas pessoas utilizam mesmo em todo o terreno, mas por esta experiência posso dizer que em todo o terreno só se for em terreno mole e sem pedras, pois é muito fácil acabar com uma lesão nos pés.
Logo desde o início da sua utilização notei a tendência para intuitivamente utilizar a correta técnica de corrida. Estando eu numa semana de descanso no ciclo de treino, fui realizar uma corrida de Base de 8 Km sem qualquer tarefa. Não queria esforçar demasiado por estar a utilizar novas sapatilhas. Fiquei bastante surpreendido como me senti. A sua utilização obrigam o corpo a assumir uma postura mais ereta, exigem um pouco mais dos gémos e de toda a musculatura da parte frontal do pé, atuando assim em tendões e músculos que praticamente não são utilizados derivado das proteções utilizadas nas sapatilhas "normais". Naturalmente podemos nos aperceber que a utilização errada do calcanhar para apoiar o peso do corpo tem de ser corrigida e a passada torna-se mais fluída. É exatamente como andar e correr descalço, porém com uma proteção adicional na sola dos pés. A sua utilização deverá ser após ter já alguma técnica de corrida adquirida, para não provocar lesões.
Se tu és candidato à sua utilização, o que eu posso dizer é que é MESMO uma grande mudança. E positiva. Não para correr sempre com elas, mas sim para melhorar a técnica. Eu passarei a utilizá-las nas corridas de base que realizo nas segundas-feiras depois dos treinos logos de Domingo.